sábado, 23 de junho de 2012

NEW PLAYMOUTH, TARANAKI. NEW ZEALAND


New Playmouth é a maior cidade da região de Taranaki, na costa oeste da Ilha Norte da Nova Zelândia. Foi nomeada assim por ter sido o lugar onde os primeiros colonos Inglês migraram.O distrito de New Playmouth inclui New Palymouth City e várias cidades menores. New Playmouth é o maior na Nova Zelândia, e tem 1,7 por cento da população do Pais.População de 68.901 - cerca de dois terços da população total da Região deTaranaki. Isso inclui -. New Playmouth City (52200), Waitara (6288), Inglewood (3090), Oakura (1359), Okato (531) e Urenui (429). A cidade é um centro de serviços para a região, incluindo atividades económicas e  intensivas pastoral (principalmente pecuária leiteira), bem como petróleo, gás natural e petroquímica "exploração e produção". É também o centro financeiro da região, como a casa do Banco TSB (antigo Taranaki Savings Bank), o maior dos remanescentes não-governamental.Características notáveis ​​são os jardins botânicos (por exemplo, Pukekura Park), a 10 km (6,2 mi) ao lado da Passarela Coastal Mar da Tasmânia, o Len Lye projetado com 45 metros de altura (148 pés) artwork conhecido como o Wand Vento, ponto de vista e observatorio para curtir o espetaculo do visual do Monte Taranaki / Egmont.Em 2008, New Playmouth ganhou vários prêmios como "Cidade das fontes". A cidade foi escolhida em 2010 como modelo para os ciclistas pelo governo. Baseado em atitudes positivas para com os ciclistas e pedestres, a cidade receberá US $ 3.71m para investir em programas de infra-estrutura e na comunidade para aumentar a ativida de caminhar e de andar de bicicleta.Também é conhecida por ser uma cidade litorânea com uma montanha dentro a apenas 30 minutos de carro, onde os residentes e visitantes podem praticar o snowboard, ski, esqui aquático e surf todos num mesmo dia.










                                         
                                         

                                       

                   






                                         






Eu e o Sufer Zezito Barbosa passo a passo, matando as saudades da beleza e da energia deste Pais, emocionados com os lugares incriveis da New Zealand.
Oakura Beach é uma vila do mar incrivelmente bonita, com  otimas ondas. Reef breaks com esquerdas e direitas,  um dos principais destinos na Nova Zelândia para o surf, aqui ondas perfeitas e tubulares podem ser surfadas...  
Opunake Beach (64 km de New Plymouth), famosa pelos excelentes suco de frutas nativas, local incrívelmente lindo com recifes rasos e Pontos e barras de areia, a qualidade do Surf por aqui e nota 10.
Opunaki é surf o ano inteiro.............












Taranaki tem uma profunda surfculture desde dos anos 50, com o seu calendario de eventos anual incluindo varias competicoes importantes de Surf, Snowboard, caminhada e ciclismo. Sem duvida, uma das mais belas regioes da New Zealand.









segunda-feira, 18 de junho de 2012

South Narrabeen


South Narrabeen, Australia - foto: Roberta Mayanah

Ha uma série de teorias sobre as origens do nome "Narrabeen". Uma delas é que ele deriva de uma palavra que significa cisne Aboriginal Narrabine. Outro envolve o Capitão Henry Reynolds, um dos primeiros que se instalaram na região com sua família. Eles foram mortos durante um ataque de "guardas florestal" e seu patrimonio queimado.
A crença popular diz que o local herdou o nome de uma jovem aborígene Narrabine que morava perto do lago, e que ajudou a capturar soldados condenados a escaparem, envolvidos no massacre. Outra teoria é que, em 26 de janeiro de 1801, o Tenente James Grant e um grupo de três estavam andando as margens da Pittwater, onde esperavam encontrar um barco a remos pequeno que tinha sido roubado de Sydney.
Segundo o diário de Grant, na boca da lagoa, ele foi confrontado com o problema da travessia de um riacho, que os aborígines disseram a ele que foi chamado de Narrowbine. James Meehan menciona lagoa Narrowbang em sua pesquisa em 1815. Também foi sugerido que o nome poderia ter sido derivado de Narrabin, uma planta nativa encontrada perto da entrada do lago como feijão comidos pelos primeiros exploradores.

















A praia de South Narrabeen e bem frequentada por ser um lugar tranquilo, A história do surf em Narrabeen parece com a maioria das praias Austrálianas. As pessoas costumavam nadar nas férias aqui na década de 1860; Narrabeen estava perfeitamente posicionada para se tornar a meca do surf, e depois da chegada dos pranchoes Malibu em 1956, o lugar começou a produzir os melhores Surfistas da Austrália - começando com Bob Pike, depois Nat Young (um menino de Collaroy) tornando assim Narrabeen num campo de treinamento ideal. logo uma equipe imbativel de bons Surfistas foi formada em 1970 com Simon Anderson, Terry Fitzgerald, Col Smith, Ron Ford, Grant Oliver e muitos outros surfistas que fizeram nomes nacional e internacionalmente.
Poderosa Narrabeen, ondas hotdog íngremes e perfeitas para o tipo de ultra-criativo surf praticado por essa equipe; muitas características do que hoje consideramos ser modernos de alta performance surgiu aqui, como as manobras verticais de frontside e de backside na Onda.







O Localismo em Narrabeen tem tomado muitas formas, incluindo a invasao de muitos grommet's, os jovens surfistas locais tinham o costume de amarrar intruzos num poste de luz no meio do estacionamento, onde era deixado durante a noite, ou submetidos a rituais horríveis. Talvez a única hora mais segura para Surfar Narrabeen era nas tardes de domingo, quando os locais preferiam tocar e esvaziar um barril de cerveja atrás do clube de surf esquecendo de surfar por algumas poucas horas.
Sempre paramos em Narrabeen para checar as condicoes do mar, em algumas ocasioes o crowd nao aparece e desfrutamos de uma boa sessao de ondas se divertindo bastante em poucas horas de recreio entre um intervalo e outro das obrigacoes diarias. Depois de um bom Surf em South Narrabeen, o prato que costumamos preparar e o Feijao Branco a Carneiro com salada verde, azitona, queijo ricota, arroz e vinho rose. Culinaria criada por nos em homenagem ao lugar.