segunda-feira, 11 de junho de 2012

Da Australia para Pernambuco

Da Australia para Pernambuco

Depois do Rio de Janeiro seguimos viagem para a nossa terrinha para rever os familiares, os amigos e os lugares que frequentava-mos com frequencia quando morava-mos aqui. Pernambuco, terra dos belos coqueirais e do canaval marcante conhecido por todos os Brasileiros. Desembarcamos em Recife num sabado a tarde emocionados com muita bagagem, pranchas etc, logo na saida do portao de desembarque ja avistamos os familiares acenando desesperadamente pragente com aquela energia positiva e o carinho acolhedor do povo do nordeste do Brasil, foi demais a alegria de rever alguns familiares e amigos ali em nossa casa " No lugar onde nascemos". ... Teriamos pela frente todo o mes de abril para curtir e matar as saudades de Recife, Porto de Galinhas, Cupe, Maracaipe, Muro alto , Serrambi, Toquinho e algumas cidades do interior do estado como Pesqueira e Mimoso....

Iniciamos as nossas visitas em Itapuama, que depois da construcao da ponte que liga Barra de Jangada ao Paiva, tem agora o apelido de " Ponte da ressureicao" por ser responsavel diretamente pela recuperacao  da pratico do Surf na regiao metropolitana do grande Recife devido ao problema dos ataques de Tubaroes. Itapuama hoje e considerada a praia mais emergente do estado com o maior numero de Surfistas treinando forte todos os dias, com certeza dali sairao varios Pernambucanos que irao fazer parte da elite dos melhores do Brasil. Apesar de ser muito perto do Recife, a praia e linda, com muita natureza, lojas, restaurantes, pousadas e boas ondas..






Dali seguimos para Muro Alto, praia que recebeu este nome por existir neste local uma linda barreira de corais. No Resort Beach Class, nos hospedamos no flat da nossa querida prima Eliana Barreto para um bom descanso e um Surf num pico com um fundo misto de area e coral, que  Zezito Barbosa surfava muito quando ainda morava aqui para os treinos de finais de semana sem ser incomodado   " Um Pico para treinos sem Crowd " assim denominado por ser pouquissimo frequentado pelos surfer's do estado pela dificuldade de acesso e pela falta de estrutura do lugar que fica em frente a uma area restrita na praia frequentada so pelos magnatas que possuem casas fantasticas ali. As Ondas na ocasiao se encontravam com boa formacao variando entre 1.5 e 2.0 pes, treino divertido e praticamente sem crowd algum. Entre uma caida e outra, nas horas de relax, fomos a Porto de Galinhas que é um daqueles lugares que se dividem em dois. O lado conhecido é o da praia eleita várias vezes como a mais bonita do Brasil. Destino badalado com resorts, piscinas naturais e campeonatos de surfe. O lado oculto começa em cima da jangada e te leva até ilhas ideais para o mergulho, praias desertas, tranquilas ou com ondas. Os dois lados se completam e é possível aproveitar o melhor deles numa mesma viagem.....









Na de Porto de Galinhas, boa infraestrutura e passeios de jangada pelas piscinas naturais fazem do local um dos mais procurados. As ondas fizeram a fama de Cupê e Maracaípe, que durante as decadas de 1980, 1990, 2000 faziam parte integra das frequentes participacoes do Surfer Zezito Barbosa em Competicoes estaduais, Regionais e Nacionais onde fez fama, chegando a se destacar no Pais como udos melhores na modalidade elevando a bandeira do nosso estado ao lugar mais alto do podium por varias e varias vezes, boas Ondas sao encontradas aqui nestas praias para a prática de surfe , windsurfe e kitesurfe. Maracaípe ainda possui uma plataforma para voo livre.
































Serrambi, onde se encontram praticamente a maioria dos nossos amigos que frequentam o lugar  para desfrutar de um pedacinho de "Bali" bem aqui no nordeste do Brasil. Para nos, Serrambi um dos melhores lugar para um Surf com Ondas internacionais que quebram emcima de bancadas de pedras proporcionando ao surfista uma sessao de tubos incriveis. A praia se devide em varios picos com Ondas diferentes para os mais experientes e atirados Surfer's.  Em Toquinho o relax e total com a familia que sempre ta por aqui para fugir da agitacao e do stress semanal do Recife, aqui a praia e fechada e a identificacao na portaria de entrada e exigida pois, se trata de uma pequena praia com um condominio de casas luxuosas bem organizado e com todo conforto necessario para uma boa e tranquila estadia.









As praias mais conhecidas são as de Porto de Galinhas, Maracaípe, Muro Alto e Cupê....
De bugue dá pra ir até à praia de Muro Alto, Seguindo viagem até os manguezais do Pontal de Maracaípe, com bons pontos de mergulho. Querendo fugir da agitação? Pegue um barco na praia do Toquinho e vá até a Ilha do Aleixo, observar os naufrágios. Outras opções de praias menos movimentadas são Gamboa e Cacimbas.

Porto de Galinhas e Serrambi sao distritos de Ipojuca, em Pernambuco, e ficam a 80 km do Recife, seguindo pela BR 101. Depois de curtirmos tudo isto novamente, decidimos visitar o agreste do estado na companhia do Tio Adeilton Possidonio Tenorio de Brito que tambem temos raizes familiar..
Pesqueira, distante a 215 km da capital pernambucana. Situa-se na microregião do Vale do Ipojuca e mesorregião do Agreste Pernambucano. É sede da Diocese de Pesqueira, a  episcopal está na Catedral Santa Águeda. Pesqueira dispõe de boa infra-estrutura, que inclui hotéis, pousadas, bares, restaurantes e movimentado calendário de eventos, faz parte do Circuito do Frio de Pernambuco (um festival de músicas no meio do ano). Além de privilegiada localização, Pesqueira conta com o Santuário de Nossa Senhora das Graças, local de adoração e fé.

Mimoso,  cidade pequena e extremamente aconchegante com um clima previlegiado e que tem uma historia em comum com aEstrada de Ferro Central de Pernambuco que foi aberta em 1885, de Recife a Jaboatão, pela Great Western do Brasil, empresa inglesa que mais tarde viria a incorporar quase todas as ferrovias de Pernambuco, estendendo-se pelos Estados limítrofes. Aos poucos, a linha foi sendo estendida, somente chegando ao seu extremo, em Salgueiro, no ano de 1963, sem se entroncar com linha alguma na região. Sem movimento ferroviário por parte da CFN, concessionária da linha desde 1997. A historia de tudo isto apareceu no filme Árido Movie, de Lírio Ferreira, que esteve em cartaz em maio de 2006 nos cinemas. "Atualmente, lá funciona a Fundação Possidônio Tenório de Brito, nome do meu avô, e que foi fundada por meu tio, Aluiz Tenório de Brito, com o objetivo de manter uma biblioteca, curso de informática, videoteca, etc, para a população carente desse distrito" ...  Ficamos por aqui alguns dias e voltamos para Recife onde consolidamos a nossa passagem na terrinha com a cerimonia da nossa uniao no estilo simples Havaiano e Australiano homogenizando a cultura do Surf com amigos e familiares dois dias antes do nosso retorno a Australia. 

Saudacoes,























Roberta Mayanah



Nenhum comentário:

Postar um comentário